segunda-feira, 17 de junho de 2013

Para não dizer que eu falei de ônibus...



O objetivo desse blog é contar sobre a nossa vida fora, dar dicas de viagem, dar uma mão para outros brasileiros mudando pra Escócia; mas eu teria que ser esquizofrênica pra fechar aos olhos ao que está acontecendo no Brasil.

Eu sempre tive muito orgulho de ser brasileira - 'culpa' de uma mãe sonhadora - e sempre tive um otimismo inabalável, não apenas pelo Brasil, mas pela humanidade. Eu sou efetivamente ingênua o suficiente para acreditar que o Brasil vai melhorar e que a humanidade vai achar um caminho de paz. Meu nome é Maíra, tenho 32 anos e sofro de Síndrome de Miss. Eu quero a paz mundial, o fim da fome, o fim das guerras e há anos que sei que não estou imaginando isso sozinha.

Só que do auge da minha esperança eu sei que existe um longo e tortuoso caminho que teremos que percorrer. Caminhando e cantando e seguindo a canção, não mudaremos o Brasil sentamos em casa assistindo TV ou jogando Call of Duty

Há muito tempo os protestos deixaram de ser pelos R$ 0,20 e, honestamente, o papo da mídia internacional sobre 'os protestos da Copa' também não colou pra mim. Me parece mais agora a coisa toda escalou para algo muito maior, agora é pela liberdade, pela democracia, por termos deixado 64 no passado, por querermos uma polícia menos corrupta, uma mídia mais imparcial, um governo mais justo, é pela saúde, pela educação, pelo transporte público, contra a fome, contra a miséria, contra a violência...

E ai eu não vou discutir a viabilidade econômica do subsidio ao transporte, até mesmo porque eu não faço a mínima ideia de por onde eu começaria uma discussão dessas. Vou apenas levantar algumas dúvidas que têm me deixado muito intrigada ultimante. E se falta dinheiro para o transporte, como ainda tem tanto político enriquecendo ilicitamente? Se a coisa está tão preta, porque ao invés de subir o valor da passagem não cortamos os carros de luxo e os motoristas particulares de nossos queridos governantes e os colocamos para andar de ônibus? Cada um de nós paga para que esses senhores andem de Mercedes, enquanto nós parecemos salsichas enlatadas.

E ai eu levanto mais algumas perguntas que me deixam ainda mais revolta: por que não prederam os "manifestantes" que tacaram fogo no ônibus e deixaram que os que estavam ali pacificamente seguissem seu curso?  Como é que pessoas são presas por 'porte ilegal de vinagre' enquanto traficante anda armado e solto? Porque não mandam pra Tremembé os responsáveis pelo tráfico internacional de mulheres? Porque o Maluf continua andando livre, lépido e faceiro por ai sem a polícia se preocupar enquanto o quem vai à rua exercer seu direito de protestar e é recebido com afáveis 'balas de efeito moral'? Onde está a polícia quando crianças são aliciadas para a prostituição infantil? Ou quando armas de alto calibre são traficadas? Ou quando cada papelote é vendido pelas ruas e favelas? 

Lembram daquele monte de "vermezinhos" subindo o morro do Alemão em fuga? Quantos deles foram presos? E o tal boato de que foram assassinados a sangue frio no esgoto? Que polícia é essa que ganha dinheiro do jogo do bicho, do tráfico de droga, pede suborno e ao invés de prender, assassina? 

A PM paulista já vinha dando mostras de truculência. Lembram do episódio da PM no campus da USP? A grande diferença é que a 'causa' naquele caso não era representativa de toda a população. Era tanta polêmica junta que as ações 'a la Capitão Nascimento' passaram à deriva, mas os sintomas estavam todos lá. Só que agora a polêmica acabou, está todo mundo (menos os funcionários de certos veículos de comunicação) no mesmo barco e ai fica claro que nosso cidadão Kane morreu, mas deixou seu legado; que a ditadura acabou, mas os algozes continuam a solta.

O brasileiro é pacífico por natureza, é um povo festeiro e solícito. A cada gringo que conheço, quando falo que sou brasileira, já vejo uma simpatia imediata crescendo. Somos visto pelo mundo como uma nação de pessoas de bem e nos orgulhamos disso, dessa cultura amistosa. Talvez por isso, assuste mais ver tanta violência na rua. Certos políticos de memória curta podem ter se esquecido, mas democracia não é só uma palavra bonita no dicionário é algo que se constrói todo dia, através de diálogo aberto, liberdade de expressão e em que a maioria não pode ser calada a cassetete e bala de borracha.

Eu sei que até agora só levantei perguntas, não posso dar as respostas. Quero apenas levantar a discussão e deixar que cada um descubra dentro de si o que acha que é o certo pro futuro do país. Eu tenho esperança que o que está acontecendo seja a nossa Primavera, apenas o início de uma nova fase de maior consciência por parte do povo brasileiro, que vai finalmente despertar para seu enorme potencial e poder. 

Por maior e mais profunda que seja essa tristeza instaurada nos pontos de ônibus e estações do metrô, ela vem cheia de esperança.  Esperança que acompanha cada cidadão que sai de casa e vai marchar em prol de tão sonhados 'dias melhores'. Está nos rostos daqueles que sobem nos ônibus da capital da realidade que é o avesso, do avesso, do avesso, do avesso. Está estampada nas mídias sociais, essas não manipuladas por velhos milionários decrépitos, e sim por almas sonhadoras. Se tem um povo que sabe tirar forças, esperança e Alegria Alegria do fundo alma, até nos piores momentos, esse povo somos nós. 

E enquanto isso eu fico aqui sofrendo e esperando as notícias. Morar longe nessas horas não é nada fácil. Dói muito quando certas notícias chegam pelo telefone ou skype e você não está lá (ai) pra rir ou chorar junto. Fico imaginando como é ser exilado e sequer ter o direito de voltar e me dá tanto medo que paro de imaginar. Sei que com o passar do tempo terei uma coleção maior de vezes em que vou sofrer por estar longe de casa, de não poder ver de perto, participar e ajudar a construir uma mudança que todos nós, 'brasileiros que não desistimos nunca', sempre sonhamos.

A gente vai fazendo o que pode para apoiar a distância, e a gente vai levando só de birra, só de sarro... ontem foi Dublin, amanhã será Londres e ao longo dos próximos dias veremos nossas comunidades fora do Brasil dando o apoio que podem. Só que aqui fora não seremos presos, não levaremos bala de borracha na cara, não vai ter gás, nem canhão d'água. E ai a gente sofre, sabendo que nossos irmãos estão se fudendo por ai (desculpem o linguajar, esse 'culpa' de um pai revoltado). 

Sou brasileira, amo o meu país e meu coração está ai com vocês. O meu e de outro milhares que, como eu, estão longe de casa mas sempre torcendo, sempre sonhando.

4 comentários:

Rosa Colombrini disse...

Muito bom....assino com você. Posso?

Maíra Colombrini disse...

Claro que pode... minha fã favorita! =)

Rosane Rodrigues disse...

Assino embaixo ! Está dito ! :-)

Maíra Colombrini disse...

Obrigada, Rosane. =)