sexta-feira, 3 de maio de 2013

Gringo faz gringuice!

Já diria meu marido "Gringo só faz gringuice". Não posso deixar de concordar, do amigo que passou meses pedindo "2 pau na chapa" ao chefe que olhou pro garçom e disse "eu quero um grelo de frango". Mas agora que os gringos somos nós, a coisa ficou bem mais... interessante.

Ser gringo na Escócia é relativamente fácil, principalmente quando você já passou aquela barreia inicial da língua e no geral entende o que eles falam (sempre tem a avó do Steven pra me lembrar que no fundo eu não entendo o que eles falam) e bem ou mal veio relativamente informado sobre como as coisas aqui funcionam, mas... gringo só faz gringuice.

Então vamos rever a minha coleção de mini-micos em quase 2 semanas:


  • Eu sozinha tentando carregar 2 malas gigantes (uma pesava 31,5 a outra 27 quilos) + a mala de mão, todas de rodinhas, sem carrinho, entrando no trenzinho que leva do terminal 1 para o terminal 5 do aeroporto! Eu não vou me aprofundar nos detalhes, mas acreditem quando digo: foi ridículo. Pra minha sorte dois anjos que sentaram ao meu lado no avião estavam indo para o mesmo terminal e me ajudaram com as malas.
  • Eu torcendo o pé dormindo sentada no avião entre Londres e Aberdeen (não perguntem, eu não seria capaz de responder como eu fiz isso) e depois mancando até chegar em casa.
  • Segundo dia a gente sai pra jantar com o pessoal do trabalho do Octaviano e a primeira pessoa que eu conheço eu juro que fala "o tempo está bom" e eu respondo "está mesmo" só pra em 3 segundos o Octaviano me corrigir dizendo "ele comentou que está feliz que chegamos no horário". Eu teria rido muito se não estivesse com a cara no chão.
  • Terceiro, quarto, quinto... dias: eu disparando o alarme de incêndio toda vez que vou grelhar alguma carne!
  • No dias das compras (vivendo em Macaé 5 anos eu não tinha mais roupa de frio e a primavera aqui é o mais frio dos invernos no bom e gélido Rio Grande do Sul) eu entrei em uma das lojas procurando um casaco e achei a maior calcinha de todos os tempos e o menor short de todos os tempos. Eu juro que aquele short era maior que aquela calcinha. Ai, fui tirar uma foto, né? Só que a monga esqueceu de tirar o flash e o barulho... a loja inteira olhou, né? Ai veio a vendedora, toda educadinha, falar que não podia, né? E ela ainda explicou que eu não podia imitar o modelo da loja... achei melhor não explicar pra ela que eu num queria imitar um short que aparece a popinha da bunda e nem usar a calçola da minha bisavó... mas preferi deixar quieto.
  • A gente tem que cozinhar, afinal não dá pra levar vida de turista e almoçar e jantar fora. Então lá fui ao mercado comprar as coisas e ai eu chego na prateleira do arroz e pra minha total surpresa existem uns 8 tipos de arroz branco diferentes, mais arroz vermelho, arroz preto, arroz integral, arroz japonês. Eu comprei um ai, não era o certo. Da próxima vez eu testo outro.
  • Da mesma forma existem 2 lentilhas (verde e vermelha), 500 tipos de feijão (todos enlatados e pré cozidos), mais de 6 tipos de creme (Biel... socorro, qual o creme de leite igual ao nosso? Calma, Má. Compra o Double Cream.), 2 tipos de açucar (peguei o mais barato e só vi em casa que ele era de beterraba e não adoça nada)... enfim, não tô reclamando. Mas leva um tempo pra você entender o que comprar. Ou a gente espera os amigos e a muamba.
  • Primeira aula da patinação artística no gelo. Ahhhh! Podem rir só de ler isso. Os que me conhecem sabem a descordenação da garota. Mas vamos lá, não foi ruim e eu quebrei apenas 1 unha. Só que pra quem estava de fora deve ter sido, no mínimo, pitoresco ver uma mulher "maior-que-os-anões-gigantes" dando 3 voltas no ringue grudada na parede. A minha bunda agradece.
Mas o lugar é lindo, tranquilo, frio. A casa é fofa (apesar do meu recém adquirido ódio mortal por carpete). Os escoceses e os outros gringos (como nós) que conhecemos até agora são muito gentis e amistosos. Então fiquem tranquilo que a coisa aqui tá boa e estamos esperando visitas.

Um comentário:

dedalapa disse...

Aiiiii! To adorando seu Blog!!! Quero morar ai'!!!ahahahah!
Ja fiz um outro comentario pedindo ajudinha sobre assuntos de imigracao!!
Meu marido e' mt pessimista e acha q nunca vamos conseguir, etc. Preciso de alguem q sirva de exemplo!! Vou apresentar seu blog a ele!!!
Eu ja falei isso, mas ele e' da Marinha Mercante e Trab na Maersk Supply(so q do Brasil ne?Mas tem em aberdeen tbm).Cada palvra sua me arranca um suspiro de esperanca de conseguir morar num lugar melhor! Logo eu q sou toda quietinha e so quero criar bem meus futuros filhos!!
Aguardo sua resposta ansiosamente(as pessoas geralmente nao respondem..Mas espero q consiga um sinal de vida seu)
Bjs e tudo de bom por ai'...E q seus vizinhos te perdoem(kkkkkk)